Novidades!
Loading...
segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Perigo das Riquezas


Enfadado com os engodos da teologia da prosperidade, venho-vos falar sobre um assunto quase que esquecido em nossos púlpitos nos dias de hoje.

Caros irmãos, meu corpo treme e a minha alma chora quando ouço algum “pregador” da prosperidade falar alguns absurdos como: “quando temos comunhão com Deus a primeira coisa que Ele faz é colocar um carro 0Km em nossa garagem”,  “se uma pessoa vive uma vida de provações, privações ou dificuldade financeira, existe algo de errado com essa pessoa porque Deus é o dono de todo ouro e toda prata” ou “devemos tratar bem Deus porque Ele é o dono de todo ouro e toda prata e vai nos distribuir gradativamente, começa com um fusca e quando ver já vai estar com três letrinhas, dentro de uma BMW ouvindo Lauriete.”

Mal posso acreditar que em um único dia pude ouvir todas essas asneiras, isso é um completo absurdo, cada vez mais tenho a certeza que será dura a caminhada de quem prega o verdadeiro evangelho, não consigo acreditar que chegou a tal nível o evangelho da prosperidade no Brasil. Para combater esses apostatas, lobos devoradores e assassinos de cristão só temos uma alternativa a palavra de Deus, que é perfeita e inerrante. Vamos então aprender a respeito desse assunto com nosso mestre Jesus Cristo.

Em 3 dos 4 evangelhos, mais precisamente: Mateus, Marcos e Lucas nos mostram uma história muito conhecida, a saber o dialogo de Jesus com um jovem rico, vamos então estudar esses versículos que se encontra em Marcos 10.17:
“17 E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.
19 Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe.
20 Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.
21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.
22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.
23 Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
24 Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!
25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
26 Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo?
27 Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.”

Amados esse texto é uma afronta a teologia da prosperidade, veja que quando o jovem chamou Jesus de Bom Mestre logo Jesus lhe interrogou:
“Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.”
Jesus fez uma pergunta e ele mesmo respondeu afirmando: “Ninguém é bom”, então podemos entender que absolutamente ninguém é bom o suficiente para ser salvo por sua bondade ou suas obras, nessa afirmação de Jesus cai por terra toda teologia da prosperidade que diz que “suas ofertas atraem a graça de Deus para sua vida” ou “que se você ofertar Deus vai lhe dar algo por gratidão”, isso é uma mentira absurda.
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Ef2.8
Logo após a afirmativa de que ninguém é bom Jesus cita alguns mandamentos que o jovem já conhecia e praticava desde a sua juventude, Jesus então lhe falou o que ainda lhe faltava para herdar a vida eterna:

“Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.”
Veja que logo após Jesus lhe mostrar o caminho da vida eterna aquele jovem se entristeceu e se retirou porque tinha muitas riquezas. Aquele jovem não quis renunciar aquilo que ele mais amava por amor de Cristo, veja que Jesus não pediu somente pra ele vender tudo quanto tinha e dar aos pobres, mas também lhe pediu para segui-lO. Aquele jovem não trocou suas riquezas pela cruz de Cristo.

Infelizmente muitos nos dias de hoje são como esse jovem, que ao se deparar com o verdadeiro evangelho se entristecem, porque estão muito envolvidos com esse mundo.

Gostaria que o evangelho no Brasil fosse pregado de uma forma bíblica e madura, pois vejo muitos comediantes e mercenários ocupando lugar de pastor. Voltemos ao evangelho puro e simples e sigamos o exemplo de nossos irmãos primitivos que tudo sofreram por amor de Cristo.

Queridos tomem cuidado para não caírem nessa armadinha preparada pelo diabo que é a teologia da prosperidade. Perseverem na oração e cresça na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Concluo citando alguns versículos:

“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. MT24.13
“Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;
antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.” 2Pe3.17-18

“Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” Mc10.23-25

“Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.
Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.” 1Tm6.7-8

Texto Bíblico: Almeida Revista e Atualizada.




2 comentários:

  1. Maravilhoso é viver a verdade do evangelho, e saber que a nossa maior vitória vai ser morar no céu.Continue pregando a verdade meu irmão e DEUS vai te abençoar grandemente, fique na paz.

    ResponderExcluir

Enviar Mensagem
Esq para Voltar.
Copyright © 2013 Coluna e Baluarte da Verdade All Right Reserved